"Para que queremos experiência? Para que ela serve? Deixa de Frescura!" Então, eu respondo com uma pergunta também: Não estão fartos da monotomia? É isso mesmo, o factor "Experiência", ou simplesmente "Xp", funciona como recurso durante o RPG. Como já devem ter percebido, o Mighty Sept tem um sistema de missões e de crónicas, que como objectivo então, tem o ganho de um específico valor de experiência! Assim, esta "experiência" determinará o seu nível, e consequentemente as suas habilidades e poderes.
Durante as Missões e Crónicas estarão em jogos 2 tipos de Experiência: Experiência de Nível (Experiência N) e Experiência de Evolução (Experiência E). Enquanto a primeira determina o nível que a personagem está, a segunda determina o nível dos atributos da personagem.
Experiência de Nível: Tipo de experiência que tem um efeito acumulativo. Quando se termina uma missão ou uma crónica, o jogador ao ganhar, por exemplo "10 Xp", soma-se á Experiência N que se tinha anteriormente. Isto então, determinará o nível da personagem, da seguinte forma:
Nível 1 - Apartir de 0 Xp
Nível 2 - Apartir de 25 Xp
Nível 3 - Apartir de 50 Xp
Nível 4 - Apartir de 100 Xp
Nível 5 - Apartir de 200 Xp
A fórmula para descobrir o próximo nível, está relacionado com a multiplicação do nível anterior. Por exemplo, para passar para o Nível 6, requesitava 400 de Xp. Quanto maior o nível da sua personagem, mais forte ela será e poderá enfrentar oponentes mais fortes, assim como se tornar mais conhecidaa no mundo.
Experiência de Evolução: Tipo de experiência que tem um efeito "de compra". Quando se termina uma missão ou uma crónica, o jogador ao ganhar, por exemplo "20 Xp", soma-se á Experiência E que se tinha anteriormente (exactamente da mesma forma de como se faz com a "Experiência de Nível". No entanto, serve como "moeda" para evoluir a sua personagem. Esta troca pode ser por uma habilidade nova, um poder novo, ou simplesmente evoluir um atributo ("Ficha da Personagem"):
Evolução de Atributos: 10 xP
Novas Habilidades: 80 xP
Novos Poderes: 250 xP
Por exemplo, tem-se 100 de "Experiência E". Das duas umas, ou espero para aumentar para fazer "compras" de maior valor, ou faz-se a troca com a evolução de 10 vezes um atributo (Tem-se 2 pontos na Agilidade, mais 10 pontos, fica-se com 12), ou ainda por duas novas habilidades. A troca é feita no tópico respectivo do fórum (Aqui), e é actualizado semanalmente. Lembra-se que é descontando a "Experiência E", e não a "Experiência N".
Missões & Crónicas
Para ganhar experiência, quer seja ela "Experiência de Nível" ou "Experiência de Evolução", a personagem têm que trabalhar para tal. Esse trabalho é feito através das Missões e das Crónicas. Apesar de normalmente se ganhar mais experiência numa Crónica do que numa Missão, por vezes á objectivos que não são cumpridos e consequentemente etapas não terminadas. Além disso, existe diferenças no nível de desempenho por parte dos jogadores, e assim, o narrador deciderá o quanto deverá receber de "Xp":
Missões:Sem Sucesso: Até 5 Xp
Com Sucesso: Até 25 Xp
Crónicas:Sem Sucesso: Até 15 Xp
Com Sucesso: Até 75 Xp